A cidade de Kokkedal, na Dinamarca, prova que adaptar-se às mudanças climáticas traz não apenas benefícios ecológicos, mas também sociais e econômicos.
© Thøger Sørensen
Localizada às margens do rio Usserød, os moradores sofriam com graves enchentes de águas poluídas. Em 2019, os arquitetos do escritório Schønherr propuseram um planejamento urbano voltado para o design ecológico sustentável. A proposta envolveu a criação de áreas de convivência e sistemas de armazenamento para águas pluviais e enchentes ao redor de uma escola, uma creche, um lar de idosos, entre outros edifícios residenciais.
O projeto visa aproximar os moradores do processo de gestão da água, incentivando o senso de comunidade em espaços de convivência entre os reservatórios, como jardins, trilhas naturais, playgrounds e áreas para educação científica.
O resultado, além da melhora na qualidade da água do rio Usserød, foi o aumento da qualidade de vida urbana na cidade. O projeto dinamarquês é referência na transformação de espaços urbanos em ambientes sustentáveis, funcionais e amigáveis.
© Thøger Sørensen